Galeria

O Centro Escolar Norton de Matos situa-se no coração do Bairro Norton de Matos (ou Bairro do Calhabé), localizado na freguesia de Santo António dos Olivais, em Coimbra e foi mandado construir pelo então Primeiro Ministro António de Oliveira Salazar.

Educação Ambiental (EA) está na ordem do dia. Ainda assim, há poucos recursos práticos para se poder trabalhar de forma dinâmica e que desperte nos alunos a consciência para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Esta foi uma das preocupações da Comunidade Escolar, bem como do Município de Coimbra, aquando das obras de requalificação da EB1 Norton de Matos. Assim, para além de um espaço de cultivo existem, no espaço exterior, diversas zonas verdes com variadas espécies de árvores e uma zona relvada.

A prática desportiva é uma peça fundamental para o alcance de um são desenvolvimento físico e mental, sendo também fulcral na capacitação individual e coletiva dos alunos, enquanto cidadãos.  Apesar de assumirmos que o desporto tem uma relação direta com o sucesso escolar, nesta matéria o Centro Escolar Norton de Matos fica aquém do que seria desejável. A inexistência de espaço coberto, bem como a falta de material para a prática das diversas modalidades desportivas, reduzem a oferta nesta matéria ao campo de futebol/basquetebol e à criatividade das crianças na utilização do restante espaço.

“As bibliotecas escolares são um espaço educativo integrador de múltiplas literacias e desempenham um papel cada vez mais decisivo de capacitação das crianças e dos jovens que as utilizam, formal ou informalmente.”

O Centro Escolar Norton de Matos dispõe de uma biblioteca, devidamente equipada, integrada na RBE (Rede de Bibliotecas Escolares) desde 2009.

O espaço exterior é fundamental enquanto promotor de brincadeira livre e brincadeira estruturada. É um espaço que pode, e deve, ser utilizado pelos docentes, numa ótica de aproveitamento das potencialidades que podem constituir um instrumento facilitador da aprendizagem e desenvolvimento global.

As salas de aula são o palco principal da escola. Devem ter uma organização que permita a interação, bem como dispor de diversas vias para transmissão da informação, nomeadamente visuais, auditivas e cinestésicas.

Criar interação na sala de aula e conseguir um ambiente acolhedor e de confiança, irá, sem dúvida ser um fator promotor das capacidades das crianças ao nível da socialização, da autoconfiança e do rendimento escolar.

As cinco salas do 1.º ciclo são semelhantes entre si e estão situadas no 2.º andar do edifício.

As duas salas do pré-escolar situam-se no 1º andar.